quarta-feira, 8 de julho de 2015

Desentulhando armários!

O inverno chegou e com ele vem a necessidade de tirar os casacos do armário, ver o que ainda será usado, lavado e reformado. Na verdade é necessário fazer tudo isso antes, para não ser pego de surpresa pelo frio!
Mas o que quero pensar é sobre o ato de desentulhar, reorganizar, restaurar o que for necessário e livrar-se do que não será mais usado, abrindo espaço para o novo. 
Isso, que costumamos fazer com os casacos, devemos aplicar na vida como um todo, mas por enquanto só falarei de objetos!
Algumas pessoas tem dificuldades para decidir o que deve ser guardado e o que deve ser jogado fora! Mas temos bons motivos para nos livrarmos de objetos e coisas que não são usadas! 
Ao desentulhar, você pode encontrar coisas importantes que estavam perdidas; pode separar para doação coisas que há tempos não usa, ajudando outra pessoa que precisa mais daquilo. E, com certeza, ganhará mais espaço na sua casa!
Que tal começar agora? Segue algumas dicas:

  1. Escolha um espaço pequeno da sua casa (uma gaveta, uma porta de armário, um cômodo pequeno);
  2. Separe o que está inteiro e bom do que não está (coisas realmente estragadas ou que precisam de reparos);
  3. Jogue fora o que estiver estragado e não tiver conserto;
  4.  Nesse momento você terá duas pilhas de coisas: as inteiras e as que precisam ser reparadas; Separe em dois grupos as coisas inteiras: as que você usa, das que estão há mais de um ano sem usar;
  5. As coisa inteiras e que você usa devem ser guardadas;
  6. As que você não usa há mais de um ano devem ser separadas para doação;
  7. Faça duas pilhas com coisas que precisam de reparo: as que você tem condições de reparar (se você sabe consertar ou sabe onde consertar) das que você nunca irá arrumar;
  8. As que você nunca irá arrumar devem ser doadas para alguém que possa arrumá-las (lembre-se de informar a pessoa que o objeto precisa de reparos) ou jogadas fora;
  9. As que você irá consertar devem ser separadas para isso. Lembre-se de colocar prazo para fazê-lo, para que você não passe a acumular objetos que precisam de reparos;
Terminada a arrumação, sem dúvidas você ganhará tempo tendo mais agilidade ao usar o espaço que organizou, além de usufruir de um espaço mais bonito. E, ainda, estará aberto para receber coisas novas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário